Cron - Centro Regional de Oncologia

Alimentação para evitar o câncer

A alimentação saudável ajuda a evitar o câncer em geral? De que forma?

Sim, já se sabe que manter hábitos alimentares saudáveis é uma das formas de prevenir o câncer. Alguns alimentos como frutas, legumes e verduras contêm, além de fibras, vitaminas e minerais, substâncias chamadas de compostos bioativos ou fitoquímicos que têm a capacidade de combater radicais livres, proteger nosso DNA e impedir que as células se reproduzam de forma desordenada. Os radicais livres são substâncias produzidas pelas células que podem ocasionar processos degenerativos como o envelhecimento e o câncer. Além disso, manter uma alimentação equilibrada em qualidade e quantidade ajuda a manter um peso corporal saudável, prevenindo a obesidade, outro fator de risco para o desenvolvimento do câncer.

De formas gerais, quais as recomendações?

Basicamente, se recomenda o consumo diário de, no mínimo, cinco porções de frutas, legumes e verduras, ricos em fibras, consumo semanal de peixes, evitar alimentos gordurosos e frituras, reduzir o consumo de carnes vermelhas, evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, dar preferência para alimentos in natura e, de possível, orgânicos.

Por que não é recomendado aquecer os alimentos potes de plástico?

Recipientes de plástico, quando aquecidos, podem liberar substâncias como bisfenol A (BPA) e dioxina. Elas substâncias foram pesquisadas e descobriu-se que são nocivas à saúde, com grande potencial de causar câncer.

É verdade que o corante dos refrigerantes favorece o surgimento de câncer?

Sim, o corante caramelo utilizado em refrigerantes tem como subproduto uma substância considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde.

Há quem diga que prefere não consumir frutas e verduras por causa do ‘veneno’. Qual a recomendação para casos em que os orgânicos não estão acessíveis?

Cada vez mais temos oportunidade de adquirir produtos orgânicos, a maioria das cidades tem feiras de produtores locais. Porém, quando não há essa opção, a recomendação é adquirir frutas, legumes e verduras da época. Higienizar de forma correta contribui para a redução de resíduos de agrotóxicos presentes na parte externa do alimento, porém, não são capazes de atingir seu interior. É possível acessar a tabela de períodos de safra dos alimentos pelo site www.ceagesp.gov.br

 

Alimentação para evitar o câncer

 

Entrevista concedida ao Jornal A Hora pela Nutricionista Luisa Muller Arruda, do Centro Regional de Oncologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA