Cron - Centro Regional de Oncologia

Alimentos que fortalecem e recuperam o sistema imunológico

A influência da alimentação sob a saúde como um todo é indiscutível, muito mais do que apenas uma fonte de energia, ela é essencial para fornecer nutrientes essenciais à manutenção e ótimo funcionamento do organismo.

O sistema imunológico tem como principal função reconhecer os agentes agressores e defender o corpo das suas ações. É possível comparar o sistema imune a um exército que combate possíveis infecções e sendo assim as células de defesa dependem de materiais para o embate, que são os nutrientes adequados para seu fortalecimento.

Durante o tratamento oncológico a queda da imunidade é um dos sintomas mais comuns, o que deixa o paciente mais susceptível a infecções oportunistas. Mas através da oferta de nutrientes essenciais é possível fortalecer o sistema de defesa e beneficiar a saúde como um todo. Dentre os nutrientes essenciais à manutenção desse sistema estão minerais como ferro e zinco, ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, vitamina C, dentre outras.

Alguns alimentos que podem auxiliar na imunidade:

Cebola: por ser rica em quercitina, que é um potencializador da função imune, pode prevenir doenças virais e alérgicas.

 

Alimentos

 

Gengibre: auxilia na defesa do organismo por possuir importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado ao suco ou servir para fazer chá. O gengibre também ajuda a controlar as náuseas decorrentes da quimioterapia.

Vegetais verde escuros: brócolis, couve, rúcula e espinafre são fontes importantes de vitamina A, B6 e B12. Que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Além de serem ricos em ácido fólico que participa na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Alho: rico em antioxidantes que auxiliam na imunidade. Como dica, descasque, pique e deixe o alho descansar por 15 minutos antes de utilizá-lo na comida, isso ajuda a melhorar sua biodisponibilidade.

Melancia: hidratante e refrescante, também possui potente antioxidante, a glutationa. Conhecida como grande aliada para fortalecer o sistema imunológico, sendo encontrada na parte vermelha próxima a casca.

É importante lembrar que se a imunidade estiver muito baixa em decorrência do tratamento quimioterápico devem haver cuidados especiais, como a atenção redobrada na hora de higienizar alguns alimentos, sendo que nem todos alimentos crus são permitidos e de preferência o paciente não deve se alimentar fora de casa. Converse com o nutricionista a respeito dos cuidados necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA