Cron - Centro Regional de Oncologia

Viver plenamente é: fortalecer amizades

Os amigos são um dos alicerces da vida. Em todas as fases eles estão presentes, integrando o processo de crescimento e transformação pessoal, afinal, é através das relações de amizade que as pessoas constroem seus valores e pensamentos. Independente da idade, ter um amigo por perto proporciona benefícios à saúde e contribui para a construção do ser.

Por meio das relações, o ser humano adquire conhecimento e constrói a própria identidade. Dessa forma, de acordo com a psicóloga Jaqueline Conrad Lozado, ter amigos é importante para o bem-estar físico e mental dos indivíduos.

É através da amizade que o ser humano compreende o sentimento de acolhimento e segurança. À medida que a pessoa cresce, ela é apresentada a um mundo que vai além do contexto familiar, e os amigos tornam-se aliados para enfrentar as novas fases da vida.

“As crianças aprendem e amadurecem muito com a convivência com o outro. Elas desenvolvem sentimentos de cooperatividade, coleguismo e empatia”, destaca a psicóloga. Na adolescência, a amizade ganha mais importância, pois é nesta fase que as pessoas buscam sua independência. Já quando adulto, o ser humano passa a valorizar a qualidade das relações e não mais a quantidade delas.

 

Construção de laços

É através das afinidades e gostos comuns que a amizade se estabelece. Seja pela prática de um esporte ou preferência por estilo musical, durante toda a vida as relações são formadas pelas semelhanças. E foram os interesses em comum que uniram Luciano da Silva (o Branco) e Estevan de Moraes, há quatro décadas.

Apresentados pelos pais – amigos de longa data, os dois sustentam a amizade com respeito e companheirismo. “Acho que uma característica marcante são os nossos princípios. Eles são muito semelhantes e acredito que isso fortaleça a parceria”, destaca Branco.

Cercados pela lembrança de bons momentos, a dupla conta que muitas histórias marcam a trajetória desta amizade. Mas foram nos momentos mais difíceis que os amigos perceberam a lealdade um do outro.

Ao longo do tempo, o companheirismo da dupla foi passado às esposas e filhos. Estevan tornou-se padrinho de casamento de Luciano e os amigos também são dindos de seus filhos.

Ao serem questionados sobre o segredo de uma amizade duradoura Estevan afirma: “a amizade verdadeira não é vivida somente de grandes euforias, ela é vivida continuamente”.

 

Viver plenamente é: fortalecer amizades

Viver plenamente é: fortalecer amizades

 

Irmandade

A preocupação em manter o contato com as pessoas queridas fez com que Jéssica Stacke e mais sete amigas criassem encontros mensais. “O objetivo é mantermos o contato e continuarmos participando uma da vida da outra”, afirma Jéssica.

A amizade, que começou em 2012 no setor de contabilidade da Univates, se fortaleceu com as viagens à praia, jantas e acampamentos. Mesmo com a mudança de emprego de algumas integrantes, os encontros continuaram e se intensificaram no começo de 2019 com a idealização das reuniões mensais. “Foi tipo uma meta de ano novo”, conta.

Hoje, namorados e filhos também participam do grupo, que ganhou o nome de “Os Feras”. Para os amigos, resiliência e irmandade são características que resumem bem a turma, pois nem mesmo o tempo os impede de viver bons momentos e ajudarem uns aos outros. “Amizade verdadeira é isso, é ter um amigo como irmão, o qual podemos contar todas as horas”.

 

Viver plenamente é: fortalecer amizades

Viver plenamente é: fortalecer amizades

 

Texto: Jéssica R. Mallmann
Créditos: Jornal A Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA