Cron - Centro Regional de Oncologia

Atenção farmacêutica para pacientes oncológicos

Profissionais de Farmácia tem por competência realizar ações de assessoramento farmacoterapêutico

 

 

As equipes multidisciplinares estão cada vez mais presentes na rotina dos tratamentos oncológicos. Compostos por especialistas de diferentes áreas da saúde, estes grupos proporcionam qualidade de vida e bem-estar aos pacientes, obtendo melhores resultados às terapias. Entre os profissionais atuantes, estão os farmacêuticos, que no Centro Regional de Oncologia (CRON) atuam junto a Farmácia Clínica.

Responsáveis por manipular e orientar o uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde, os farmacêuticos têm o compromisso de, dentro da equipe multidisciplinar, auxiliar no controle de possíveis efeitos colaterais causados pelos tratamentos. No CRON, este processo é feito por meio de uma consulta farmacêutica, realizada antes do paciente iniciar os tratamentos oncológicos. “Assim, podemos identificar os medicamentos de uso contínuo e possíveis interações medicamentosas com o tratamento que iniciará”, explica a farmacêutica Juliana Celuppi.

É neste momento que os profissionais também auxiliam o indivíduo a se adaptar a nova rotina. Com a prescrição médica já liberada realiza-se a validação da mesma conforme evolução médica e recalculo da dose. “O medicamento oncológico é calculado através da superfície corporal. Quaisquer intervenções são relatadas diretamente ao médico assistente, que garante a segurança do paciente”, destaca a farmacêutica.

Outra preocupação que a equipe do CRON possui é de orientar as famílias quanto a rotina das quimioterapias. “Fornecemos as informações necessárias sobre a forma correta de administrar os medicamentos, e cuidados na hora de armazená-los”, afirma Juliana.

Este cuidado com o paciente, sua família e a qualificação da equipe, aliadas aos equipamentos modernos, fazem com que o CRON se destaque no Vale do Taquari. Hoje, o Centro possui a Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que o classifica como uma das sete melhores instituições de saúde do interior do estado, pelo atendimento e qualidade dos serviços prestados.

 

O que é a Farmácia Clínica CRON?

 

A Farmácia Clínica tem como objetivo orientar e garantir o uso correto dos medicamentos, considerando o histórico de doenças e o perfil de cada paciente. Este processo assegura qualidade de vida e segurança ao longo de todo o tratamento.

Na Farmácia, além de Juliana, também atuam Josibéli Thomas e Letícia Zamboni, em ambientes que possuem infraestrutura normatizada, conforme a RDC nº 67/2007. Segundo Juliana, os cuidados neste espaço são fundamentais para minimizar os riscos associados ao manejo dos medicamentos. A manipulação dos diluentes exige condições específica, como temperatura adequada para o preparo e armazenamento.

O CRON tem ainda uma Comissão de Farmácia e Terapêutica que realiza ações de seleção e padronização de matérias e medicamentos, cadastramento de protocolos clínicos e define diretrizes. “Cada paciente é único e fizemos questão de o tratá-lo com carinho e atenção para que se sinta seguro e confiante em relação ao tratamento que está recebendo”, afirma a farmacêutica.

Para garantir maior segurança ao ambiente, a equipe de farmácia do CRON integra também o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a Comissão de Controle de Infecção e Prevenção de Eventos Adversos (CIPEA). A NPS tem como missão intervir nos riscos decorrentes do uso de produtos e serviços, por meio de práticas de vigilância, controle, regulação e monitoramento dos serviços de saúde e o uso das tecnologias.

Já a CIPEA é um órgão normativo, de caráter permanente, destinado a assessorar a Diretoria Administrativa do CRON quanto à prevenção, redução e controle de possíveis infecções relacionadas ao tratamento na Clínica, o que assegura sua autonomia funcional.

 

Texto: Jéssica R. Mallmann
Créditos: Estúdio A Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA