Cron - Centro Regional de Oncologia

Atendimento humanizado contribui para a recuperação de pacientes

CRON melhora respostas aos tratamentos oncológicos por meio do acolhimento com foco às necessidades individuais das pessoas.

 

Falar de atendimento humanizado na saúde é tratar sobre o relacionamento entre pacientes e profissionais. Cada vez mais, a técnica é implementada em clínicas e hospitais com o objetivo de melhorar as relações e os resultados dos tratamentos. No Centro Regional de Oncologia (CRON) a estratégia é adotada desde o momento de acolhimento na unidade, e o resultado mostra que a atividade é fundamental para a recuperação dos pacientes oncológicos.

Ao chegar no Centro os pacientes possuem dúvidas sobre os procedimentos e encontram-se em uma posição vulnerável, como relata a coordenadora administrativa do CRON, Laura Brancher. Ao serem recepcionados de maneira calorosa e atenciosa, a relação de confiança firma-se entre as partes e é possível orientar de maneira adequada cada caso.

A missão da equipe é proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, dentro de seu quadro clínico. “Para isso, é necessário saber ouvir, servir e respeitar. Trabalhamos para oferecer uma experiência acolhedora, integral e resolutiva no âmbito da saúde. Essa conduta é mantida por todos envolvidos no tratamento”, afirma Laura.

 

Como funciona o atendimento no CRON?

No CRON, o acolhimento é iniciado por Laura, com o auxílio da Natali Jenisch e Daiane da Silva, e acontece de forma individual. Os pacientes são ouvidos com atenção para que se possa observar as reais necessidades e levar contribuições aos médicos no processo de cura.

Respeito, atenção e escuta são priorizados e assegurados a todo momento. “A equipe entende que o momento que nós pacientes estamos passando é complicado. Eles nos atendem da melhor forma possível, com gentileza e simpatia”, confirma o paciente Maurício de Castro.

Maurício frequenta o CRON desde novembro de 2019 e acredita que a estratégia de humanização foi importante para se sentir melhor e “diminuir o impacto negativo do diagnóstico e tratamento”.

Mesmo com as adaptações de rotina do Centro, devido a pandemia do Covid-19, Maurício conta que nada mudou no que diz respeito ao atendimento exemplar e cuidadoso da equipe. “O ambiente é muito bom, tratam a gente como membros da família”.

 

O corpo também se comunica

Laura revela que focar nas necessidades do paciente é o segredo para o êxito no atendimento humanizado. É preciso atentar aos detalhes, pois “o corpo se comunica de diversas formas. O olhar, a fala ou uma lágrima que muitas vezes escapam durante o atendimento dizem muito”, destaca.

A maneira que a equipe reage também faz diferença no dia a dia dos pacientes. Por isso, “o sorriso no rosto continua expresso, mesmo que por baixo das máscaras e nosso olhar brilha para cada paciente que atendemos. Temos orgulho do nosso trabalho e da nossa equipe. Abraçamos a responsabilidade de cuidar de vidas”.

 

Texto: Jéssica R. Mallmann
Créditos: Estúdio A Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA