Cron - Centro Regional de Oncologia

O Câncer do Colo Uterino

Uma das patologias que infelizmente ainda atinge muitas mulheres no país e no estado, é o Câncer do Colo do Útero.

O colo uterino é a porção do útero que se projeta para dentro da vagina. De fácil visualização através de simples exame ginecológico, o colo uterino permite fácil coleta de material para exame ao microscópio, que possibilita diagnóstico precoce de lesões pré-malignas e mesmo malignas em estágios iniciais.

Esta técnica, chamada de pré câncer ou Papanicolau, nome de seu inventor, encontra-se disponível à população feminina há muito tempo, na rede pública e privada. É simples, barato e, sobretudo, é a ferramenta mais eficaz no combate ao Câncer do Colo Uterino: a prevenção.

 

Câncer colo uterino

 

Entretanto, por razões diversas, as mulheres continuam sendo acometidas da doença, que se inicia com pequena ferida, fácil de detectar e tratar, vai crescendo, apresentando sangramento, invadindo as estruturas vizinhas, que são a vagina, bexiga e a pelve em si, causando dor, anemia, alterações urinárias e, por fim, complicações renais. A morte vem após longo sofrimento, por falência de múltiplos órgãos em geral.

Os tratamentos nos estágios iniciais da doença, costumam resolver o problema. As lesões pré-malígnas podem ser operadas ou cauterizadas. Casos já mais adiantados, necessitam de cirurgia mais radical ou radioterapia. A quimioterapia costuma apresentar resultados pobres e ser usada como terapêutica paliativa.

O tempo entra as primeiras alterações detectadas (as pré-malignas) no colo do útero e o desenvolvimento de um câncer invasivo, é 13 anos! Então, para evitar que uma mulher passe pelo sofrimento causado pelo Câncer de Colo Uterino, temos 8, 10, 13 anos para estabelecer o diagnóstico precoce e instruir o tratamento adequado.

É necessária uma intervenção positiva dos órgãos de saúde, para que a visita semestral ao ginecologista e exame pré câncer periódico, sejam uma rotina na vida de todas as mulheres.

Afinal, a prevenção ainda é o melhor negócio.

 

Dr. Hugo Schünemann
Oncologista – CRM: 15663

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA