Cron - Centro Regional de Oncologia

Cores que despertam brilho no olhar

O diagnóstico de câncer de mama mexe com o físico e psicológico das mulheres. As mudanças causadas pelo tratamento têm grande impacto na vida das pacientes, e faz com que muitas se sintam menos confiantes. Para enfrentar esse desafio, alguns truques de beleza contribuem para elevar a autoestima. Seja com o uso de turbantes, perucas ou maquiagens, manter o bem-estar e valorizar a beleza feminina são importantes para o sucesso do tratamento.

A queda dos cabelos é uma das principais reações do organismo durante as quimioterapias e radioterapias, o que atinge a vaidade feminina. Muitas mulheres não se importam em exibir a cabeça raspada como símbolo da luta contra o câncer, mas há aquelas que preferem aderir aos acessórios, como os turbantes, para sentirem-se mais seguras.

Designer de moda, Milena Fernandes desenvolveu uma marca de roupas e acessórios inspirada na luta da mãe contra o câncer de mama. Entre as peças, Milena destaca o turbante como um forte aliado das mulheres. “Além de ser um adorno lindo, que tem muita relação com o empoderamento feminino, o lenço tem um significado maior que é ajudar as mulheres que perdem o cabelo”, destaca.

Milena conta que, além do turbante, todas as peças de sua linha foram pensadas para facilitar a vestimenta das pacientes mastectomizadas (que removeram a mama) e despertar o bem-estar das mulheres. “Às vezes a moda pode parecer algo fútil, mas ela pode sim atuar como vetor social. Sentir-se bem faz diferença no tratamento”, afirma.

Coloridos, bordados ou discretos, as opções de lenços são inúmeras. Eles podem ser utilizados no dia a dia ou mesmo em ocasiões especiais. Ao variar o modelo da amarração e o tecido do lenço, o look fica mais charmoso.

 

Outubro Rosa

 

Amarração Simples

1 – Coloque o lenço um pouco acima da testa
2 – Amarre atrás da cabeça e cruze as pontas
3 – Coloque as duas pontas para um dos lados
4 – Se preferir, você pode amarrá-lo com um laço

 

Para realçar o olhar

Além dos turbantes, a maquiagem também tem papel motivacional, de empoderamento e autoconfiança. Para a consultora de beleza Cristina Fuhr, em cada contorno existe uma história e cor que é capaz de revelar a personalidade da mulher. “Além de deixá-la mais bonita, a make faz com que ela se sinta bem consigo mesma e trabalha o fortalecimento emocional”, destaca.

Nas pacientes com câncer as maquiagens têm papel ainda mais importante. Ao contribuir para melhorar a autoestima, despertam benefícios que influenciam nos resultados do tratamento. O melhor das makes é que elas podem ser utilizadas em qualquer ocasião do dia, sempre respeitando restrições médicas.

Segundo Cristina, ao realizar uma consultoria de beleza, cada mulher encontra as cores ideais para o seu rosto e produtos que respeitam o tipo de pele. “É um trabalho sutil e delicado, em que o bem-estar da cliente se revela pelo olhar. Muitas mulheres ainda não se permitem ter essa experiência, mas deixo meu convite para que elas se permitam encontrar e revelar sua melhor versão”.

Para trazer mais cor ao dia a dia a consultora revela que com poucos produtos é possível fazer uma produção transformadora. O segredo está no cuidado da pele antes e após o uso das maquiagens, é preciso higienizar e hidrata-la sempre.

 

Cuidados básicos

– Gel de limpeza para remoção de impurezas e células mortas
– Hidratante facial com fator de proteção solar
– Primer
– Base (conforme o tom de pele)
– Pó translúcido,
– Rimel
– Contorno
– Batom

 

Outubro Rosa

 

Texto: Jéssica R. Mallmann
Créditos: Jornal A Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA