Cron - Centro Regional de Oncologia

Vida Moderna

Ao contrário que se imagina, as facilidades da vida moderna são benéficas ao ser humano. A vida melhorou, ficou mais confortável, mais rápida e independente. Come-se melhor, nos vestimos melhor, enfrentamos os rigores da natureza de forma mais adequada. E, as pessoas são, sim, mais saudáveis.

O controle das doenças melhorou – e muito – sendo algumas até, erradicadas. O acesso a tudo isso, tornou-se mais democrático, embora ainda existam pessoas excluídas do processo, óbvio. Não se nega a existência de problemas, mas está claro que inúmeros avanços foram feitos no país. Prova disso é o aumento da expectativa de vida, diminuição da mortalidade infantil, dados esses que traduzem inegavelmente melhoras no conjunto da sociedade.

Mas, este dado, aumento da longevidade no país, também traz o aumento da incidência do câncer. Por quê?

Embora existam doenças malignas que afetam crianças (raras), adolescentes e adultos jovens, a incidência da doença é maior em indivíduos mais velhos. A explicação para tal fenômeno está, no tempo de exposição que um indivíduo tem ao longo de sua vida a determinado agente, aumenta a chance para que este agente cause seus efeitos deletérios sobre o DNA da célula, nosso código genético, que controla tudo em nós, permitindo que uma célula seja danificada e se transforma, a partir daí, em célula maligna.

Fica fácil de entender porque o câncer de pulmão, causado pelo cigarro, não desenvolve a doença aos 20 anos. É necessário um longo tempo de exposição ao cigarro – ao longo de anos – para que se crie um dano na célula, de forma permanente e então a doença se desenvolve. Daí a importância do controle dos fatores de risco para o desenvolvimento das doenças. Inúmeros fatores de risco já foram identificados e embora alguns sejam controlados ou tenham sido até, banidos do nosso dia-a-dia, outros estão aí e são negligenciados por todos, pelas autoridades. O fumo, consumo excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção, entre outros fatores, estão presentes em nossa vida de forma rotineira.

Assim, embora por um lado o conhecimento tenha trazido benefícios inegáveis à nossa civilização, por outro, nossa negligência em alguns aspectos da vida moderna, deixa muito a desejar.

Nunca é demais ressaltar que bons hábitos contribuem para uma vida melhor e que as medidas preventivas são muito mais baratas que as curativas. E que a expectativa de vida continue a crescer e todos sejam felizes!

 

Dr. Hugo Schünemann
Oncologista – CRM: 15663

 

Prevenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA