Touca térmica minimiza queda de cabelo e eleva autoestima de pacientes de câncer

Touca de Resfriamento Capilar
Paciente utiliza touca de resfriamento capilar para evitar queda de cabelo durante o tratamento de câncer.

Quando um diagnóstico de câncer é confirmado, os pacientes enfrentam uma série de desafios físicos e emocionais. Além da incerteza sobre os resultados do tratamento e o impacto em suas vidas e na de seus entes queridos, a preocupação com a queda de cabelo é uma das maiores ansiedades que podem surgir.

A perda de cabelo afeta a autoestima e a vaidade pessoal. Principalmente para as mulheres, que muitas vezes têm uma conexão especial com suas madeixas. No entanto, existe uma solução que pode ajudar a minimizar essa situação adversa: a touca térmica. Ela é uma aliada valiosa no tratamento oncológico, pois atua no resfriamento do couro cabeludo, durante e após as sessões de quimioterapia.

Durante as sessões, uma máquina gera um ar extremamente frio, enquanto toucas rígidas, revestidas de espuma térmica, são acopladas ao couro cabeludo do paciente. Isso reduz a circulação das medicações quimioterápicas na área do cabelo, preservando os folículos capilares.

Cada vez mais alternavitas fazem com que tratar o câncer com quimioterapia não seja sinônimo de queda de cabelo

A touca é colocada cerca de 30 minutos antes do início da quimioterapia e permanece durante a infusão da medicação. Além de continuar por um período determinado após o tratamento, que pode variar de 60 a 120 minutos, dependendo da avaliação da equipe médica.

O procedimento ajuda a evitar ou a minimizar a queda capilar em até 70%, e além de ajudar a preservar os fios, pacientes que utilizaram a touca têm um crescimento mais rápido dos cabelos perdidos em comparação com aqueles que não a utilizaram.

Como cada caso é um caso, a touca térmica nem sempre será adequada para todos os tipos de câncer e tratamentos. No CRON, um corpo clínico experiente e altamente capacitado faz uma avaliação técnica, sensível e cuidadosa para selecionar os pacientes aptos à utilização da touca térmica, de acordo com seus diagnósticos e medicamentos.

Os eventuais efeitos colaterais são mínimos, como dor de cabeça, desconforto no pescoço e ombro, e sensibilidade no couro cabeludo.

Sem dúvida, a queda de cabelo durante o tratamento de câncer é uma preocupação compreensível, um problema que ninguém gostaria de enfrentar. Neste campo, a touca térmica oferece uma esperança real de preservação capilar e de autoestima — um ânimo para encarar um tratamento que necessita de toda energia positiva possível.

Saiba mais

Se você ou alguém que conhece está passando por tratamento oncológico e deseja saber mais sobre como a touca térmica pode ajudar, entre em contato com o CRON pelo telefone (51) 3748-0063.

Agende uma consulta e viva plenamente!

Leia também: