Cron - Centro Regional de Oncologia

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho urinário masculino situada abaixo da bexiga. Os problemas relacionados à ela, traduzem-se clinicamente, com desconforto para urinar, aumento do número de micções e necessidade de urinar à noite. Em casos extremos, o desconforto evolui para dor importante e mesmo, incapacidade de urinar (obstrução).

Muitas são as doenças que podem ser a causa dos sintomas descritos. E o câncer é uma delas. Na próstata, o câncer se traduz por um crescimento de parte da glândula prostática, que se espalha por toda ela, causa o aumento de volume prostático e, por fim, extrapola os limites glandulares, causa invasão de estruturas vizinhas e se dissemina para outros órgãos.

 

Câncer de Próstata

 

A incidência do câncer de próstata vem crescendo e o tratamento continua sendo um desafio, sobre tudo para os casos em que a doença se encontra em fase avançada.

A cirurgia constitui a linha de partida para o tratamento e a radioterapia e hormonioterapia vão ser usados ou não, conforme o caso.

As conseqüências do tratamento são muitas. O diagnóstico porém, é simples. A visita periódica ao médico, o exame de toque retal e o PSA definem a suspeita e gravidade do caso. O toque retal, exame simples, barato e rápido, é indispensável. O PSA, exame de sangue, é importante.

Embora o tratamento venha evoluindo ultimamente, com melhores técnicas cirúrgicas, melhor técnica de radioterapia e melhores remédios, o diagnóstico precoce e o tratamento de lesões iniciais, ainda é a forma de assegurar maior chance de cura e menores efeitos colaterais.

Previna-se! Converse com seu médico!

 

Dr. Hugo Schünemann
Oncologista – CRM: 15663

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA