Cron - Centro Regional de Oncologia

Viver Plenamente é: ser herói todos os dias

Eles não têm superpoderes, mas são os heróis de muitas pessoas. Vestidos de jaleco branco e munidos de empatia e carinho, os médicos aliviam dores e salvam vidas. Sempre alertas e dedicados, muitos profissionais se destacam e ganham a admiração de seus pacientes. São relações que ultrapassam a rotina das consultas, criam laços de amizades e lembranças para toda vida.

Segundo levantamento do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CremeRS), no RS há mais de 28 mil médicos para atender a população. São profissionais que abdicam de suas rotinas pessoais para cuidar do próximo, enfrentam altas cargas horárias e se mantêm fortes para levar segurança aos pacientes.

No Centro Regional de Oncologia (CRON), em Estrela, quatro profissionais se destacam pela dedicação e cuidado com os pacientes. A médica hematologista Juliana Kratochvil, os médicos oncologistas Hugo Schünemann e Renato Cramer e o cirurgião oncológico Hélio Fernandes, ao longo de suas trajetórias tornaram-se importantes e fizeram a diferença na vida de diversas pessoas que passaram pelo Centro.

No dia 18 de outubro, data destinada a homenagear o trabalho destes profissionais, a equipe do CRON, juntamente de seus pacientes, agradece e homenageia seus médicos que, diariamente, lutam para salvar vidas e despertam o sorriso daqueles que recuperam o prazer de viver.

 

Viver Plenamente é: ser herói todos os dias

 

Juliana Kratochvil – por Colmar Konrado Oliveira

“Tive uma anemia profunda há 19 anos. Me tratei inicialmente em Pelotas com dois hematologistas, que não sabiam exatamente o que eu tinha. Apenas tratavam e acompanhavam a doença. Em agosto de 2011 fui morar em Estrela e, por uma benção, encontrei a Dra. Juliana. Em dois anos ela detectou que eu tinha mielodisplasia (distúrbio da medula óssea que interrompe a produção de células sanguíneas).

Começamos um tratamento que não deu certo e seguimos com a quimioterapia. Foi o momento mais emocionante, pois a doutora fez uma referência a seu pai e disse que se fosse ele, faria o mesmo procedimento que estava indicando a mim. Tempo depois, quando as quimioterapias não deram mais efeito, ela me encaminhou para um transplante de medula óssea, em Porto Alegre.

A Dra. Juliana é muito especial. Ela sempre se dedicou e acompanhou todos os procedimentos. Eu a considero como uma pessoa da família e coloco ela todos os dias em minhas orações”.

 

Hugo Schünemann – por Iva S. Viebrantz

“Descobri o câncer de intestino em dezembro de 2013, mas foi em janeiro de 2014 que procurei o CRON. Desde o começo precisei confiar no Dr. Hugo e no tratamento que prescreveu. Quando as coisas ficaram mais difíceis e precisei prorrogar minhas sessões de quimioterapias, pedi que ele abreviasse meu tratamento. Como excelente profissional, não acatou meu pedido. Me disse que não o faria sob risco de nos arrependermos no futuro.

Meu tratamento se arrastou para além do previsto e ele sempre me incentivou. Lembrava das minhas filhas, na época com seis e oito anos, que ainda precisariam muito de mim. Dr. Hugo é um médico ético. Lembro sempre de dizer a ele que a função que lhe cabia e cabe é garantir que eu morra com saúde”.

 

Renato Cramer – por Beatriz Maria Pietta

“Soube que tinha um carcinoma invasivo na mama direita, em março deste ano. Desde o primeiro encontro com o Dr. Renato ele foi claro e preciso nas explicações e aconselhamentos. Preciso salientar sua segurança, carinho e propriedade com que me disse ‘seu tumor é maligno. Curamos muitas mulheres, então vamos à luta, estou aqui para te ajudar’.

O doutor Renato é meu porto seguro, quem me acolhe com alegria, transmite segurança, carinho, ternura e muita sabedoria”.

 

Hélio Fernandes – por Tânia de Vargas

“Em maio de 2019 soube que tinha câncer de estômago. Quando fui comunicada sobre a necessidade da cirurgia, conheci o Dr. Hélio. Das vezes que ele me atendeu, sempre foi muito atencioso, positivo e prestativo. E isso foi importante para que eu e minha família adquiríssemos confiança no trabalho dele. Em setembro realizei o procedimento.

O doutor Hélio é um médico que vou confiar sempre, pois tornou-se o meu anjo da guarda”.

 

Texto: Jéssica R. Mallmann
Colaboração: Bibiana Faleiro
Créditos: Jornal A Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000
(Dentro do hospital de Estrela)

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2020 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA