Outubro Rosa: vivência de conexão com a natureza integra programação

A missão do CRON de cuidar integralmente se manifesta de muitas formas e no último sábado, dia 15, foi na forma de um dia especial no Centro Ecológico Pedra d’Mim. O passeio integra a programação do Outubro Rosa da instituição, que visa conscientizar as mulheres da importância da prevenção e de viver plenamente.

 

Um grupo formado por pacientes e também por algumas mulheres que já concluíram o tratamento vivenciaram um dia de reflexão, espiritualidade, alimentação saudável, conexão com a natureza, com outras pessoas e consigo mesmas.

Conforme a psicóloga Francielli Macagnan, a atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência vivencial às participantes. “A gente fala em atividade física, alimentação saudável, em conexão com o essencial e com a natureza, em lazer, em interação social e a gente precisa vivenciar e sentir isso dentro de nós. Quando a gente pensa numa ideia de prevenção e de viver plenamente, a gente se volta e se inclina para isso. Me sinto muito feliz e privilegiada de vivenciar essa experiência e o CRON, no seu dia a dia, busca fazer isso de formas diferentes. O que a gente espera disso tudo é que o que nós vivemos aqui possa se ampliar pras nossas vidas”, afirmou.

 

Na parte da manhã, o grupo percorreu toda a propriedade subindo, no total, 300 degraus com sete paradas estratégicas, nas quais foram realizadas conversas, momentos de reflexão e conexão com a natureza e consigo mesmas. 

 

A alimentação ao longo do dia foi de acordo com o que nossa equipe médica sempre recomenda: rica em alimentos saudáveis e de boa qualidade. Na parte da tarde, o grupo teve contato com a prática de ioga e mindfulness.

 

“Esse passeio foi uma coisa divina. Durante o tratamento a gente não tem vontade de sair e quer ficar mais isolada. Essa iniciativa do CRON foi maravilhosa. Estar conectada com a natureza e com as pessoas é tudo de bom. Meu sentimento é de gratidão. A vida da gente antes é uma coisa e depois somos outra pessoa. É uma lição de vida.”

Maria Helena da Silva Caneppele

 

“Quando eu cheguei no CRON, o dr Hugo me disse que, para muitos, virava uma segunda casa, mas eu só pensava que queria me tratar e não voltar mais. Mas, nestes 5 anos, eles realmente se tornaram minha segunda casa, porque eles dão todo um acolhimento e um colo, além da gente conhecer outras pacientes, eles fazem esses momentos pra gente se sentir acolhida e especial.”

Raquel Schmidt

 

“Um passeio muito legal, um lugar para se conectar com a natureza, um lugar mágico. Está sendo bem especial pra mim. O meu tratamento com o CRON é muito acolhedor. A gente chega e vira uma família pra nós. É um lugar aconchegante e este passeio nos proporciona fugir um pouco… a gente tem que viver, né? É magnífico. Uma experiência única de conseguir se conectar com a natureza, a gente acaba cuidando da nossa mente também. Temos que seguir firmes e fortes que tudo dá certo.

Laísa Marasca

 

A importância do cuidado

No mês marcado pelo movimento de conscientização, o CRON reforça o seu compromisso com o cuidado e a prevenção. “O CRON tem por missão o atendimento integral aos pacientes e é por isso que, entre as pacientes diagnosticadas com câncer de mama e que realizam os seus tratamentos oncológicos aqui, existe a inclusão destas mulheres no Projeto Linha de Cuidados, com monitoramento dos efeitos físicos dos tratamentos utilizados e intervenções psicológicas e nutricionais, proporcionando um cuidado abrangente e integral a cada paciente’, explica a médica Camila Dagostim Jeremias.

 

Cuidado com a autoestima

A queda de cabelo é uma consequência transitória e geralmente reversível de alguns tratamentos oncológicos, incluindo a quimioterapia, utilizada com frequência em pacientes com câncer de mama. Junto a ela, também pode ocorrer a redução da autoestima. Conforme Camila, a queda de cabelo é um dos piores efeitos adversos do tratamento do câncer para alguns pacientes e o uso de toucas de resfriamento pode prevenir e atenuar a alopécia. “Aqui no CRON nós dispomos dessa ferramenta desde o ano de 2020, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida das nossas pacientes”, explica.

Entretanto, a eficácia é variável e depende do tipo e da intensidade do tratamento. Portanto, Camila orienta que as pacientes sempre conversem com o seu médico oncologista.

 

Como prevenir o câncer

  • Adote uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo
  • Pratique atividade física
  • Realize exames de rotina

Conforme Camila, o câncer de mama é o mais frequentemente diagnosticado entre as mulheres em todo o mundo, mas o risco de desenvolvimento da doença pode ser modificado e reduzido pelos hábitos adotados ao longo da vida. “A obesidade e o sedentarismo estão associados a cerca de 33% de aumento de risco de recorrência e mortalidade geral em pacientes já diagnosticadas com câncer de mama.” 

 

Leia também: